Matéria referente a Edição 08 – Dezembro de 2015 / Por Evelyn Cheida / Fotos de Tom Leal
30
anos de idade, 20 anos de skate. Em 2009, ano em que recebeu uma propriedade como herança, Anselmo Arruda transformou uma simples casa – com uma reforma surpreendedora – em um grande parque de Skate. A casa começou com a união coletiva de um grupo de artistas de rua, músicos e skatistas. O lugar acabou se tornando um ateliê coletivo, cheio de intervenções capazes de enlouquecer qualquer fã de Skate.
“Tudo de forma gratuita, a fim de democratizar a arte com a comunidade. A casa não possui portas nem móveis, por isso é possível andar de Skate por todos os seus cômodos. A arquitetura da casa foi toda adaptada para o fluxo do Skate, com intervenções e obstáculos por todos os ambientes”, explica Anselmo.
Diversos artistas que passaram pela casa, como várias bandas de Hardcore/Punk começaram a fazer eventos e convidar bandas de outros estados e países. “Dentre as várias bandas que tocaram na Caverna, destacam-se The Dead Infection da Polônia, The Skunks da Suíça, Cad da Eslováquia, Rattus da Finlândia, Kuolema da Finlândia, Bestial Vomit da Itália e Benix da Argentina”.
A casa abre uma vez por semana para visitação e realização de oficinas de Skate e cultura Hip Hop. Tudo na faixa. “Os eventos de Hip Hop foram os duelos da caverna, que engloba batalhas de MCs, BBoy e live painting de coletivos de grafitti e encontro de pixadores”, afirma. “Como a demanda foi muito grande, maior que nossas expectativas e planos, estamos ampliando a pista de Skate para atender mais jovens da comunidade local. Por isso está temporariamente fechada para eventos e atividades, mas esperamos retomar nossas atividades no segundo semestre de 2016”
“As atividades estão em expansão e estamos abertos para novos projetos e parcerias. Agradecemos à Revista Zerotreze pela oportunidade, por acreditar em nosso trabalho e por incentivar a arte, a cultura e o esporte na Baixada Santista”, conclui Anselmo.
Coletivo Caverna House:
Av. São Paulo, 448 – Bairro Nova Itanhaém, km 321
Itanhaém-SP
Discussion about this post