Que tiro foi esse?

fevereiro de 2019

por Bruna Pavanato

Creditos: 
Fotógrafo: Tom Leal

Equipe de Airsoft da Baixada Santista se prepara para o War Zone Brasil, que reunirá os melhores operadores do cenário Milsim Nacional e Internacional.

A aparência pode confundir, mas a ponta pintada de laranja fluorescente ou vermelho vivo denuncia: as armas não são de fogo. Trata-se da airsoft, uma modalidade esportiva de tiro que usa equipamentos extremamente similares a pistolas de verdade, mas que disparam pequenas bolas de borracha por meio de pressão a gás e com potência reduzida. Diferente do paintball, o Airsoft traz uma simulação militar de combate muito mais próxima da realidade.
Ficou interessado? Então confira a entrevista com o Roberto Alves, mais conhecido como Sensei, instrutor da equipe de Airsoft chamada C.O.T, além de depoimentos de outros dois integrantes, Rodrigo Freire e Bruno Barros.

Você pode falar brevemente sobre a história da airsoft?

    A Airsoft começou no Japão no início dos anos 80, onde as leis de armamento são muito rígidas e é ilegal para os cidadãos privados possuírem uma arma de fogo. Como não tinham acesso à arma real, a demanda por armas de réplica cresceu e foi desta demanda que o Airsoft surgiu. No início, as réplicas eram feitas por amadores particulares, e elas eram feitas para disparar esferas de plástico. Como as réplicas se tornaram mais comuns no mercado japonês, as empresas japonesas começaram a produzi-las em maior escala e assim não demorou em que o Japão começasse a exportar para outros países.
Armas de Airsoft começaram como armas de mola, onde tinham que ser armadas antes de cada tiro. Eventualmente, os fabricantes desenvolveram armas cada vez mais evoluídas, realistas e mais próximas de armas reais, movidas a gás e a bateria totalmente automática. Hoje o Airsoft é um esporte ainda crescente mas que atrai muitos adeptos a cada ano. Vêm atraindo homens e mulheres, jovens e adultos, militares e aficionados em videogame, enfim todo tipo de pessoas que buscam na prática dessa modalidade um propósito que satisfaça suas necessidades, sejam elas recreativas, esportivas ou mesmo profissionais.

No que consistem as missões de airsoft? existem variados objetivos?

Em geral o Airsoft tem seu desenvolvimento arraigada na história militar, mas com sua popularidade passou para outras esferas da cultura popular como jogos de estratégia e recreação. Assim as missões e objetivos dependem da categoria jogada pelos praticantes. Por exemplo: No FORFUN (RECREATIVO) ou DEATHMATCH (MATA-MATA) o estilo de jogo é com partidas curtas, com objetivos simples ou sem objetivos definidos, apenas com o intuito de diversão ou eliminar o oponente.
    Na SIMULAÇÃO ou CENÁRIO já é empregado técnicas e táticas militares ou civis de atuação em combate. Pode ser de período curto ou longo e não exige preparação prévia ou conhecimento de padronização militar assim como a utilização de estrutura de organograma, rede rádio ou outras características militares.
    Na REENCENAÇÃO a modalidade busca reproduzir combates, unidades ou fatos históricos, geralmente utiliza-se de fardamentos especiais com conotações regionais ou históricas.
    No MILSIM (MILITARY SIMULATION) visa a simulação militar, geralmente operações mais longas com regras mais rígidas onde o objetivo tem complexidade maior, as estruturas de organograma seguem o âmbito militar assim como as técnicas e preparações.
Ainda nesse segmento existe o R.A (REAL ACTION), S.A.R. (SIMULAÇÂO de AÇÃO REAL), entre outros que buscam aproximar a sensação do jogo à realidade de operadores e combatentes reais em situações reais.  

 

Existe hierarquia nas equipes, especialidades de cada componente?

    Como foi mencionada anteriormente, nas categorias de simulação a hierarquia e especialidades são fundamentais para organização e doutrina na prática de estratégia de combate, assim é necessário ter divisão e especialidades entre os componentes de uma equipe.

 

Quais são os pontos de cada integrante de tropa e suas funções?

    Não existe um padrão rígido na formação de uma equipe e dependendo da quantidade de operadores podem formar Unidades, esquadrão e Pelotão. As funções podem ser:

Assalto (Assault) é o operador que vai à frente ou atacante. Ele usa basicamente um fuzil, ou submetralhadora e como arma secundária uma pistola;
Suporte (Suport, SAW) é o operador que tem uma arma com grande capacidade de munição ou metralhadora;
DMR (Designated Marksman Rifle) é a classificação para o operador que usa uma arma adaptada para disparos mais precisos e de longo alcance, mas também pode ter a função de disparo automático.
Sniper (Franco atirador) é o operador que tem muitas funções, porém a mais conhecida é a de eliminar seus adversários a longas distâncias e manter-se oculto.
Engenheiro é o operador responsável em manipular qualquer artefato cenográfico (detonador, bomba, míssil, minas, etc) usado nas missões, como também de consertar armas danificadas por tiros.  
Médico é obviamente o responsável por curar os feridos no combate.

 

Como a legislação é aplicada para o airsoft, existem regras?

    O Airsoft é um esporte regulamento no Brasil através da portaria 002-COLOG, de 26 de Fevereiro de 2010 e do Decreto Nº 3.665, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2000, conhecido como R-105, e seu Anexo I, que fornece a relação dos produtos controlados. As regras básicas para o uso das armas de Airsoft são:

• Ser maior de 18 anos;
• Seu tráfego só poderá ser efetuado com a nota fiscal original, comprovante da origem lícita da aquisição e transportada de forma discreta, não podendo ser conduzida ostensivamente, ou seja, deve ser transportada dentro do porta-malas, em bolsa ou mochila própria;
• As armas devem apresentar uma marcação na extremidade do cano na cor laranja fluorescente ou vermelho "vivo" a fim de distingui-las das armas de fogo.

 

Quais os benefícios que o airsoft proporciona?

    Em missões que podem durar muitas horas, e até mesmo dias, os praticantes vão correr, agachar, rastej
as, pular usando equipamentos pesados, assim seus benefícios físicos desenvolveram força, resistência física e coordenação motora. Durante a prática do esporte a adrenalina é liberada proporcionando a sensação de bem-estar, calma e consequentemente eliminação do stress,uma válvula de escape para os dias corridos de hoje. O esporte força os praticantes a serem menos egoístas e individualistas, pois a coletividade e a base para a organização tática em equipe e algumas missões são concluídas apenas com a colaboração de todos. Além, também desenvolve habilidades de liderança, raciocínio rápido, disciplina, respeito, honra, entre outras qualidades importantes de sociabilização.

 

E o que é imprescindível em equipamento para você quanto jogador?

    Como instrutor do Esporte certamente afirmo que é o equipamento de segurança. Apesar das munições (chamado de BB - Ball Bearing) serem esferas plásticas de 6mm com peso que variam de 0.20 a 0.40 gramas, o impacto delas a velocidades de mais 350 FPS podem acarretar ferimentos graves.Esse EPI (Equipamento de proteção individual) necessariamente inclui óculos de proteção, máscaras meia-face ou completas, capacete, luvas e botas.

 

Apesar da boa equipagem, acidentes podem acontecer, certo? quais são as lesões e os riscos mais comuns nas partidas de airsoft?

    As lesões, como em qualquer esporte, podem ocorrer. Porém, quando o praticante respeita seus limites e principalmente usa o equipamento completo, certamente diminuirá os riscos de acidentes.
como a sua Equipe se formou? como um novo integrante pode chegar ao grupo?
    Comecei praticando outro esporte similar, Paintball, entre 2008 e 2009, Nessa época tínhamos uma Equipe e o Airsoft ainda não era difundido no Brasil, mas logo que as primeiras armas surgiram conquistou a maioria dos praticantes de Paintball, já que os equipamentos eram mais próximos dos reais, a precisão das armas era superior e havia ainda muito mais opções. Assim, fui convidado para ser instrutor de uma nova Equipe que estava se formando, o C.O.T. (Comando de operações táticas) onde estou até hoje.
    A pessoa que tiver interesse de participar do esporte primeiramente deve ir conhecer um campo, ela pode alugar o equipamento e participar dos jogos. Aqueles que querem seguir uma categoria de simulação mais real devem entrar em contato com um dos integrantes das equipes desse segmento e se informar como integrar-se.

 

a prática cresceu muito, e hoje pode ser (ou é) considerado um esporte? qual a expectativa para o futuro da modalidade?

    Sim, o Airsoft é um Esporte e cresceu descomunalmente no Brasil, apesar de não termos uma cultura de armamento como no EUA.
Além de todos os benefícios do esporte já citados anteriormente, eu sinceramente espero que o esporte gere maior respeito e responsabilidade nas pessoas em relação as armas.
    Na Baixada Santista já existem vários campos para jogos de entretenimento, e para aqueles que seguem ou gostam do segmento mais realístico, esporadicamente acontecem missões em outros estados do País. Em setembro desse ano, haverá o maior evento de Airsoft no Brasil o “War Zone”, com mais de 800 jogadores do Brasil e de outros países e nossa equipe, a C.O.T, vai participar. Adrenalina pura!

 

Depoimentos:

    Bruno Barros, Assistente Operacional

    Vi no Airsoft uma possibilidade de ter uma experiência mais emergiva.Como benefício ganhei um melhor condicionamento físico  e aprendi técnicas de sobrevivencia e combate . Fiz novos amigos e aprendi a trabalhar em equipe.

 

    Rodrigo Freire, Advogado

    Gosto de falar que o Airsoft quando praticado na modalidade milsim “é o stress que desestressa”. É o momento em que eu me desligo do mundo! O momento em que a minha equipe depende da minha atenção. Um amigo da equipe morto no jogo, é trágico na nossa equipe! Tentamos realizar as missões com a maior cautela, é quando realizamos sem nenhuma baixa, é a sensação de um trabalho em equipe, de dever cumprido! Hoje considero que é o meio que maior simula combates de infantaria. Você grita! Você corre! Você ajuda o próximo. É a Adrenalina, o medo, a superação. Você sai da zona e conforto!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo