Persistência ou validação

janeiro de 2019

por Diego André

A frase só não alcança quem desiste. É uma máxima verdadeira no mundo dos negócios.
Quais os limites da persistência? Até onde o seu negócio aguenta a continuidade  das suas convicções? O importante antes de responder essas questões, é pensar nos conceitos de plano de negócio e modelo de negócio.
O tradicional plano de negócio, longo de 20 a 40 páginas, recheado de números que  ilustram mercado, projeções e toda sorte de fatos que demonstram que aquele negócio dará certo.
Por outro lado, o modelo de negócio, que teve um boom com o conceito de start-up, desenhado em uma página e que leva apenas alguns minutos para ser compreendido.
A falha e correção no modelo de negócio, por muitas vezes faz parte do conceito de teste A/B ou testar/validar. Dessa maneira você testa uma vertente, desenhada e valida.  Caso não seja válida, você testa outra e valida.
Aqui fica claro um modelo de “persistência” moderno. A visão não é de fracasso e resiliência e sim de aprendizado e validação.
Outro conceito que faz parte da validação e do processo de aprendizado do empreendedor moderno é o MVP (em  
português, produto minimamente viável). Não é necessário um negócio novo para esse conceito, dentro do seu ramo de atividade, uma nova linha de receita pode ser testada numa escala menor e sem grandes investimentos para validar, depois sim, fazer todas projeções de escalabilidade e investimentos.
No final das contas, todos os negócios precisam saber:  quem vende, quem compra, por que e como se paga por isso.          
O assunto e conceito envolvendo persistência, validação e todos os itens de um modelo de negócio são extensos, mas muito menos complexos que um plano de negócio.
Focar em oportunidades, lidar com os problemas previamente e ‘modelar’ todos os paradigmas do seu ramo de atividade, enquanto está na direção do seu negócio, fazem parte dos conceitos modernos do empreendedorismo.
Por mais projeções e estudos que você faça, o conceito de trocar a roda do carro, com o carro andando, é uma máxima do pequeno empreendedor e dessa modelagem.
Não há fracasso na validação, há aprendizado, não é persistência, sim uma forma moderna de descobrir os melhores caminhos para seu sucesso.
Vamos a prática, que tal tentar no seu negócio? Subi nesse link personalizado um template do canvas para você preencher e testar, bora validar - http://bit.ly/canvaszerotreze

Versão Impressa

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo